Posicionamento do Conselho Departamental decidido na reunião do dia 27 de setembro de 2019 sobre o Programa FUTURE-SE.

O Centro de Artes, em nome de sua Diretora em exercício, a professora Drª. Larissa Fabrício Zanin, junto com o Conselho Departamental do Centro de Artes se posiciona contrariamente à adesão da Universidade Federal do Espírito Santo ao Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se, considerando que o programa:

• não assegura os investimentos públicos necessários para a manutenção da Universidade;
  •
  • fere a autonomia universitária;
  • não garante a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;
  •
  • fomenta a desestruturação da carreira docente e dos técnico-administrativos;
  •
  • e propõe a transformação do ethos da Universidade para uma lógica mercantilista.

Defendemos a preservação da Universidade pública, gratuita, laica, estatal e de qualidade socialmente referenciada, pluriétnica e antirracista.