Aluno de Artes Plásticas abre exposição no Museu do Pescador
O Museu do Pescador recebe, a partir de 01/09, a exposição "Afeto e Memória", do artista Lila Nascimento, aluno do curso de Artes Plásticas da Ufes. A mostra reúne 24 obras que abordam a representação da periferia na arte, com o intuito de transformar o estigma de violência frequentemente associado a esses espaços. O artista utiliza como suporte objetos costumeiros de uso familiar, como tábuas de carne, garrafas de café, colheres de pau, além de telas de pintura, para transformar memórias pessoais em experiências visuais sensíveis.
Lila, artista nascido e criado na periferia, reconhece que, embora essas regiões possuam recursos limitados e quase nenhum acesso à arte acadêmica, são também espaços ricos em cultura, com práticas lúdicas, como brincadeiras de rua, momentos de solidariedade, como a partilha de alimentos, e celebrações locais.
Para o curador Gael Rocha, a exposição de Lila Nascimento nos convida a adentrar em um lugar que transcende o físico e passa a alcançar o sensível: a casa da avó. Mais do que um espaço, essa residência é território de memória, ancestralidade e afeto. É através dela que o artista encontra as raízes de sua criação, não apenas artística, mas também existencial, transformando seu cotidiano em linguagem estética.
A exposição foi aprovada em edital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória, que recebeu recursos do Fundo Municipal de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A mostra ainda conta com apoio do projeto de extensão Arte, me leve, coordenado pela produtora cultural Déborah P. Corrêa.
“O projeto Arte, me leve! participou da elaboração de quatro projetos aprovados em editais de cultura, que serão realizados ainda este ano”, afirma Corrêa.
