Centro de Artes dialoga com os estudantes sobre planejamento para o retorno das atividades presenciais, no modelo híbrido

Na última sexta-feira, 13 de agosto, a Direção do Centro de Artes (CAr) discutiu com os estudantes sobre a possibilidade de migração para a fase 3 do Plano de Contingência elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), que trata da retomada gradual das atividades presenciais na universidade, no modelo híbrido. A reunião foi realizada de forma virtual pela plataforma Google Meet e transmitida pelo canal do CAr no YouTube.

Na ocasião, a Diretora do CAr Larissa Fabricio Zanin e a Vice-Diretora Maira Pêgo de Aguiar informaram aos estudantes que mediante o contexto atual da pandemia de Covid-19 o Conselho Universitário da Ufes deve discutir ainda neste mês a mudança para a fase 3. Nesta fase está prevista a realização escalonada das atividades administrativas presenciais e o ensino no modelo híbrido, ou seja, havendo convivência entre o Earte, que continuará sendo adotado para as disciplinas teóricas, e o presencial, destinado prioritariamente para algumas disciplinas práticas e laboratoriais.

Se for aprovada e garantidas as condições de biossegurança e sanitárias, a mudança para a fase 3 deve ocorrer a partir do semestre letivo de 2021/2, que terá início em novembro. “O Centro de Artes já está se preparando para ofertar o modelo híbrido, quando este for possível. Nós acreditamos e desejamos que tenhamos condições sanitárias de retomar as nossas atividades. É importante para a universidade pensar a reocupação dos espaços e é necessário para os cursos retomar suas ofertas integrais para garantir a formação e integralização de todos/as os/as estudantes da graduação”, destacou Larissa Fabricio Zanin.

Os estudantes apresentaram dúvidas e reflexões sobre a adoção da fase 3, principalmente a respeito das políticas de assistência estudantil necessárias nessa nova etapa e sobre a possibilidade de não cursar disciplinas híbridas, considerando as dificuldades pessoais e preocupações em função do contexto de pandemia.

As docentes esclareceram que a mudança depende da situação sanitária diante da pandemia e que a Ufes irá elaborar documentos norteadores das ações acadêmicas e administrativas para esta nova fase.

“A Câmara Local de Graduação, que congrega os coordenadores de cursos, iniciará um estudo acerca das estratégias, metodologias e organização das disciplinas para atender ao modelo híbrido, uma vez que será necessário pensar em opções tanto para os estudantes que estarão em sala de aula quanto para aqueles que não estarão naquele momento, ou que optaram por não estar, e também para aqueles que não tiverem a possibilidade de estar”, esclareceu Maira Pêgo de Aguiar.

A reunião da direção do CAr com os estudantes está disponível em Centro de Artes Ufes.

Os procedimentos adotados pela Ufes, os boletins informativos e demais informações sobre a pandemia podem ser acompanhados em Coronavírus.