Direção do CAr se reúne com estudantes para orientações a respeito do semestre 2021/2

Na última sexta-feira (22), a Diretora do Centro de Artes (CAr) Larissa Fabricio Zanin se reuniu com os estudantes para esclarecer dúvidas e orientar a respeito das atividades acadêmicas no ensino híbrido, modelo adotado pela Ufes neste semestre 2021/2.

Na ocasião, Larissa Zanin destacou que para viabilizar o modelo híbrido, seguindo as orientações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), foi constituído no CAr um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar constantemente esse novo formato, bem como a adequação dos espaços físicos, dentre outras medidas necessárias para a garantia da oferta segura das disciplinas presenciais diante das normas de biossegurança.

"Uma das primeiras medidas realizadas no CAr foi providenciar a abertura das janelas, já que os Cemunis são os prédios mais antigos da Ufes. Desse modo, todas as salas de aula que receberão estudantes neste semestre terão a abertura das janelas garantidas. Além disso, os espaços físicos serão marcados nas próximas semanas para garantir a distância de segurança, além da instalação de dispensadores para álcool gel e ampliação do estoque para papel toalha, papeleiras e sabonete líquido para os banheiros", disse.

A Diretora sinalizou que os departamentos tiveram autonomia para realizar as ofertas, de modo que avaliassem a necessidade do modelo híbrido neste semestre. "Foram consideradas as disciplinas que não se adequam ao formato EARTE e que estavam sem oferta e as disciplinas que foram adaptadas ao EARTE, mas que perdiam qualidade substancial em sua produção de conhecimento. A nossa orientação é não realizar oferta ampliada neste momento, a fim de contemplar os estudantes finalistas em consonância à decisão do Conselho Universitário", pontuou.

Larissa Zanin também ressaltou que nesta nova fase será preciso reaprender a desenvolver as atividades, considerando o contexto da pandemia de covid-19, de maneira que seja construído um ambiente seguro para reocupar a universidade. "Nós vamos reaprender a retomar as nossas atividades de modo seguro, em um novo formato, novo modelo e novas práticas, muitas dessas que já estão presentes em nosso dia a dia. A oferta do CAr neste semestre é uma oferta segura e que garante um retorno seguro em termos de práticas e de espaço físico".

O encontro contou também com a participação do servidor do CAr Helio Roberto Almeida de Oliveira, que preside a Comissão Especial que realizará um estudo para análise e acompanhamento da realização das atividades acadêmicas e administrativas de forma híbrida no âmbito do centro, e da professora do Departamento de Desenho Industrial Myriam Salomão, que explicou sobre as disciplinas ofertadas no ensino híbrido aos estudantes do curso de Design.

Matrícula e aulas

Todas as disciplinas híbridas ofertadas pelo CAr estão disponíveis para matrícula no Portal do Aluno nesta primeira etapa de solicitação de matrícula. As aulas híbridas vão acontecer de acordo com os planejamentos das disciplinas elaborados pelos docentes responsáveis e que serão disponibilizados pelo professor no portal até o início do semestre.

As demais informações sobre a oferta de disciplinas híbridas no CAr estão disponíveis na aba 'Ensino Híbrido' do site www.car.ufes.br e que será constantemente atualizada com dados sobre as disciplinas, a matrícula, o funcionamento dos espaços, dentre outros.

A gravação desta reunião está disponível para visualização no canal Centro de Artes Ufes, no YouTube.