Estudante do curso de Design é destaque um concursos internacionais

A estudante do curso de Design da Ufes Amanda Lobos acaba de ter seu trabalho reconhecido em concursos internacionais. Em meados de outubro, a estudante do quarto período foi selecionada para enviar suas ilustrações a campanhas de duas grandes marcas norte-americanas.

Lançado em 14 de outubro, o projeto Support Black Creatives (Apoie Criadores Negros), da fabricante de sacolas reutilizáveis Baggu em parceria com a organização Where are the Black Designers (WATB), buscava quatro criadores negros de qualquer lugar do mundo para desenvolver artes que estampariam as ecobags promocionais, cujo lucro seria integralmente revertido para o Instituto WATB.

Amanda foi uma das quatro ilustradoras selecionadas, única representante do Brasil. Para essa campanha, criou a arte de três onças, representando a Aliança Antirracista (movimento negro, perigo amarelo e resistência indígena), simbolizando que as lutas devem estar interligadas.

Na chamada pública Adobe CoCreate: Max 2020 Conference, promovida de 20 a 22 de outubro pela multinacional desenvolvedora de softwares para projetos criativos, a estudante inscreveu seu portfólio na categoria ilustração e, duas semanas depois, recebeu a notícia que passaria a fazer parte do time de ilustradores do evento, que conta, além da capixaba, somente com outra artista do Brasil, que vive nos Estados Unidos.

Para a campanha, Amanda Lobos criou duas peças: uma arte protagonizada pela figura do lobo guará (foto), que faz críticas aos recentes incêndios florestais que assolam o Pantanal, um dos ecossistemas habitados pela espécie; e outra em homenagem à cultura brasileira, com referências à decoração de caminhão, bumba meu boi, procissão marítima de São Pedro, xilogravura de cordel e folclores adaptados ao estilo da artista.

“É incrível pensar que os próprios criadores dos programas que usei a vida toda para desenvolver minhas artes tenham me selecionado para fazer arte para eles, sabendo o enorme respeito e popularidade que essa empresa tem no campo. Além de ser uma honra, é incrível e pesado sentir que estou representando o Brasil criativamente em um congresso desse porte, normalmente com pouco espaço para artistas negras e não estadunidenses”, analisa Amanda Lobos.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Camila Fregona

Fonte: https://www.ufes.br/conteudo/estudantes-da-ufes-sao-destaque-em-premiaco...