Exposição “O cru e o cozido” está em cartaz até dia 28 de junho, na GAP

A exposição “O cru e o cozido” reúne 12 artistas ceramistas de diversos estados do país, além da artista e ex-professora da Ufes, homenageada na mostra, Regina Rodrigues, com o mote “o cru e o cozido”, retirado de obra homônima do antropólogo LévyStrauss. A mostra apresenta esculturas, vídeos, fotos e performances.

Regina Rodrigues, é mineira, graduada em artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi professora da Ufes por mais de 20 anos na cadeira de cerâmica. A artista, que se considera uma professora exigente, contribuiu com o surgimento de vários ateliês em Vitória/ES.

Rodrigues, em entrevista para o livro “A fala do artista professor: Criação artística e ensino de arte”, disponível no site da Edufes, define seu trabalho como escultura cerâmica que escolheu pelo gosto da pesquisa, do diálogo com a matéria e a possibilidade de pensar a obra no espaço.

A artista ainda afirma que não busca transmitir sentimentos por meio da sua obra, mas experimentar a matéria, seu potencial e o desejo de domá-la ao propor novas formas.

A exposição, com curadoria das professoras Isabela Frade e Rosana Paste, segue até o dia 28 de junho, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP). As visitas podem ser feitas de terça a sexta de 09:00 às 12:00 e de 13:00 as 17:00. Para grupos, o agendamento pode ser realizado pelo e-mail gapvix [at] gmail.com.

Texto: Déborah Corrêa