IV Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades reflete sobre as dimensões políticas, sensíveis, culturais e sociais dos silenciamentos
Condição de existência para toda música erudita européia até o século XIX, o silêncio foi objeto de reflexões que conformaram um dos eixos que articularam as transformações pelas quais passou a música ocidental durante o século XX. Neste mesmo período, o mundo presenciou a proliferação e intensificação de fontes sonoras que por um lado nos fazem ansiar por ambientes menos ruidosos, quase sempre romantizados; e por outro atuam como agentes do silenciamento de fontes diversas, desde as que no passado eram onipresentes – como a natureza – até aquelas que são próprias a populações subalternizadas. Tanto o ruído que silencia, quanto o silêncio que amplifica expõem hierarquias políticas, sociais, culturais e epistemológicas, bem como ideologias, sensibilidades e estéticas coletivas em conflito nas sociedades contemporâneas. Neste sentido, a gestão dos territórios acústicos em que vivemos está sempre atravessada por lutas que articulam questões de classe, etnia, gênero, orientação sexual, deficiências e diversidades, direito a cidade e do antropoceno. Essas são questões que a IV Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades - Silêncios discutirá entre os dias 31 de maio e 07 de junho, em Vitória, no campus de Goiabeiras da UFES e na cidade de Vitória. A participação de ouvintes é gratuita.
O evento de cunho acadêmico e artístico traz palestras, mesas temáticas com apresentação de trabalhos de pesquisadores do Brasil, Américas Latina e do Norte e Europa, bem como performances e exposição de arte sonora. Duas convidadas, uma internacional, outra nacional proferem as conferências principais. Marie Thompson é professora sênior de música popular na The Open University, Reino Unido e pesquisa questões ligadas ao ciberfeminismo, som, tecnologia, surdez e culturas auditivas. Rosângela Pereira de Tugny é professora titular da Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro, pesquisadora do CNPq e professora
dos Programas de Pós-Graduação em Artes da UFSB e Música da UFMG. Realiza pesquisas sobre os cantos dos povos ameríndios, e coordena formação de agentes agroflorestais do povo Tikmũ’ũn que conduzem processos de implementação de quintais e restauração florestal de suas terras. A exposição de arte sonora estará também disponível em locais de circulação da cidade de Vitória por meio de peças gráficas com qrcodes que dão acesso às peças sonoras.
A IV CIPS é realizada pelo Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (GEIST), que estuda as relações entre diferentes tecnologias, práticas sociais e elementos da cultura audiovisual, considerando que esta é fundamental para o entendimento do contexto sociopolítico contemporâneo. O GEIST é formado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos - RS) e pesquisadores independentes. A programação completa do evento está disponível na página do evento: https://www.sonoridades.net/.
Serviço:
IV CIPS: Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Silêncios Resumo: Evento de cunho acadêmico e artístico com palestras de pesquisadores Marie Thompson da The Open University, Reino Unido e Rosângela Pereira de Tugny da Universidade Federal do Sul da Bahia, mesas temáticas com apresentação de trabalhos de pesquisadores do Brasil, Américas Latina e do Norte e Europa, bem como performances e exposições de arte sonora.
Datas, horários e locais:
- 31 de maio – apresentação de trabalhos online;
- 4 a 7 de junho, das 9h às 21h, Conferências, mesas de apresentação de trabalhos, performances e exposição no Teatro da UFES e Centro de Artes no Campus de Goiabeiras e Universidade Federal do Espírito Santo e cidade de Vitória.
Contatos: Professor Pedro Silva Marra - (27) 998005683, pedromarra [at] gmail.com,
Mais informações: https://www.sonoridades.net/
Release - IV CIPS: Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Silêncios