Programas de pós-graduação do CAr alcançam os conceitos 5 e 4 na avaliação quadrienal da Capes

Os três programas de pós-graduação do Centro de Artes (Car) tiveram aumento de suas notas na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2017-2020. O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), que possuía nota 4, subiu para o conceito 5. Já os programas de pós-graduação em Artes (PPGA) e de Comunicação e Territorialidades (PósCom) passaram do conceito 3 para 4.

A Capes realiza a avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado uma vez a cada quatro anos. Os programas recebem notas que variam em uma escala de 1 a 7, sendo que as notas 4 e 5 correspondem a um desempenho entre bom e muito bom. A nota 5 representa excelência nacional.

“Esta foi praticamente a nossa primeira avaliação, pois a de 2016 simplesmente repetiu a nota do APCN de 2013. Vemos como uma conquista de estudantes e docentes, que se dedicaram a qualificar o curso. Acredito que o foco nas temáticas de transformação social que temos na maioria de nossas pesquisas contribuiu para isso. A partir de uma demanda da sociedade vamos começar a preparar o processo para o curso de doutorado”, destacou o coordenador do PósCom, professor Dr. Edgard Rebouças.

Para o coordenador do PPGA, professor Dr. Aparecido José Cirillo, o aumento na nota reconhece os esforços realizados para destacar a qualidade e relevância das pesquisas em artes no estado. “Com essa nota poderemos pleitear um curso de doutorado em Artes. O Centro de Artes forma professores de artes há 50 anos, mestres em artes há16 anos e, agora, chegou a hora de formarmos doutores. Com um doutorado, possível de ser instaurado apenas agora, poderemos dar suporte para a produção de conhecimentos sobre arte e cultura, centrado no desenvolvimento regional e articulado com questões nacionais e internacionais. O PPGA é o único curso de Pós-graduação em Artes no Espírito Santo, oeste e noroeste de Minas, do sul baiano e do norte carioca. Deste modo, temos um papel fundamental no desenvolvimento regional. Essa nota 4, com a particularidade de ser considerado acima da média da área em vários pontos da avaliação, reforça que o corpo docente e discente do PPGA tem se dedicado a dar visibilidade para a pesquisa, e coloca a Ufes no centro da produção de conhecimento em Artes. Além disto, a nossa revista Farol também subiu na classificação, sendo agora um periódico A3, estando entre os chamados estratos superiores".

O professor Dr. Bruno Massara Rocha, coordenador do PPGAU, destacou a importância do aumento do conceito principalmente, em função das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. “Estamos muito satisfeitos com o desdobramento da avaliação, foi um quadriênio muito atípico para a ciência e para a pesquisa, mas o resultado mostra que temos resiliência para continuar trabalhando e produzindo material científico com qualidade. É o reconhecimento e a consolidação do PPGAU como importante agente de enfrentamento de temáticas contemporâneas relacionadas à questão da inovação, do patrimônio público e da tecnologia, além deste ser um espaço de debate democrático não só da arquitetura, mas também com outros campos do conhecimento que tem o espaço da cidade, que é a nossa área de concentração, como espaço de luta e de enfrentamento dos problemas. Isso mostra que nestes 15 anos de existência o programa vem crescendo e, com isso, ganhamos mais credibilidade para discutir os rumos da cidade através de políticas públicas, intervenções urbanas e estratégias para conservar a memória e o desenvolvimento de novos sistemas construtivos. Além disso, no que se refere aos professores e estudantes, aumenta a possibilidade de bolsas e de recursos de apoio à participações em eventos, viagens, projetos técnicos e consultorias, dando mais segurança científica aos trabalhos desenvolvidos”, disse Bruno Massara.

PPGAU
O PPGAU foi criado em 2007 e é o único programa de pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo com modalidades Mestrado e Doutorado. Tem como objetivo habilitar pesquisadores, docentes e profissionais que tenham a cidade como objeto de investigação e o propósito de responder aos desafios atualmente apresentados para a área de Arquitetura e Urbanismo.
Saiba mais em: https://arquitetura.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGAU

PPGA
O PPGA oferta a modalidade de Mestrado desde 2006 e, a partir de 2019, adotou a nova área de concentração em Arte e Cultura, com duas novas linhas de pesquisa: Linha 1 Teorias e Processos Artístico-culturais e Linha 2 Interartes e Novas Mídias.
Saiba mais em: https://artes.ufes.br/

PósCom
O PósCom recebeu a sua primeira turma em 2014, tendo como área de concentração a Comunicação e Territorialidades, compreendendo, assim, os estudos da comunicação na produção das territorialidades, bem como das práticas, processos, produtos midiáticos em ambientes particulares.
Saiba mais em: https://comunicacaosocial.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/POSCOM/hist%C3%B3rico