Recepção de Estudantes do CAr: confira a programação completa das atividades que ocorrerão entre os dias 12 e 16

Para receber os estudantes e iniciar o semestre 2022/2, o Centro de Artes (CAr) preparou uma programação diversificada que contará com palestras, rodas de conversa, apresentações musicais, oficinas, entre outras atividades que serão realizadas entre os dias 12 e 16 de setembro. A aula inaugural será ministrada pelo professor André Lemos, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Também foi organizada uma homenagem ao professor Raphael Samú, importante artista que marcou a história do Car.

A programação completa com as atividades organizadas tanto pela direção do Car quanto pelas coordenações de curso, Departamentos e Diretórios Acadêmicos pode ser acessada AQUI e no final desta página.

“Mosaico é minha vida”

A mesa em homenagem ao professor Raphael Samú será na próxima terça-feira (13), às 10h, no auditório do CAr, localizado no Cemuni IV. Para a atividade, foram convidados os artistas Marcela Belo, Celso Adolfo e Fernando Gomez, que farão uma conversa sobre o tema “Mosaico é minha vida”. A mediação será realizada pelo professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes, Aparecido José Cirillo, que é Pós-doutor em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e atua com os temas artes plásticas contemporâneas (em especial no Espírito Santo), escultura e arte pública, teoria do processo de criação e arquivos pessoais, memória e patrimônio.

Marcela Belo é artista plástica, educadora e doutoranda em Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É autora da pesquisa de mestrado “Raphael Samú: experiências do muralismo no Espírito Santo”. Fernando Gomez é docente do Departamento de Artes Visuais da Ufes, doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas e tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, Gravura, Pintura e Vídeo. Já o artista plástico Celso Adolfo foi estudante do professor Raphael Samú e é considerado o restaurador e mosaicista mais qualificado para trabalhar com as obras do artista em espaços públicos.

Aula inaugural

Na sexta-feira (16), às 9 horas, será realizada no auditório do CAr a aula inaugural com o tema “Erros na cultura digital”. A aula será ministrada pelo professor André Lemos, da FACOM/UFBA. André Lemos é doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, pesquisador e escritor. Coordena o Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA e é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCTDD). Possui mais de 16 livros acadêmicos publicados, artigos nacionais e internacionais sobre cultura digital e 5 livros de ficção entre romance, contos e poemas. Seus últimos livros acadêmicos são "A Tecnologia é um Vírus. Pandemia e Cultura Digital (Sulina, 2021); “Isso (não) é muito Black Mirror” (Edufba, 2018), “Teoria Ator-Rede e Estudos de Comunicação” (Edufba, 2016), “A Comunicação das Coisas. Cibercultura e Teoria Ator-Rede (Finalista Prêmio Jabuti 2014 - Annablume, 2013).

Saiba mais sobre o docente em: