Stela Maris Sanmartin lança livro sobre arte em espaços educativos não-formais

A professora do Departamento de Artes Visuais Stela Maris Sanmartin publicou sua tese de doutoramento pela Editora Universitária Edufes. A obra, intitulada “Práxis criadora: arte no espaço educativo”, apresenta ações educativas em arte em espaços não-formais de educação relacionadas às políticas públicas realizadas entre 1989 e 1994 pela então Secretaria Estadual do Menor, que atendia crianças e jovens do Estado de São Paulo.

Durante o período destacado na pesquisa, a docente compôs o quadro de educadores da Secretaria, acompanhando de perto as ações desenvolvidas.

“Levantei a hipótese de que esta experiência com ensino de arte concorreu para a formação de seus profissionais e trouxe contribuições para as práticas que exercem nas instituições escolares às quais estão vinculados hoje. Conclui que esses professores realizaram uma experiência de ensinar e aprender de maneira significativa e que a concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo, indicou orientações didáticas para o trabalho em arte que enfatiza um espaço/tempo privilegiado para os menores desenvolverem ação criadora e trabalhos nas linguagens artísticas e, às equipes profissionais, a práxis educativa”, explicou a autora.

O livro está disponível para download no site da editora e no Repositório Institucional da Ufes.

Acesse a obra em:

edufes.ufes.br