NOITES EXPERIMENTAIS 6ª Edição - Temporada 2 - UFES - UFES

31 de outubro de 2025
6a Edição - Temporada 2 - UFES
NEx - Noites Experimentais é um evento destinado à música experimental e afins. Esta sexta edição de 2025 recebe a 4a edição do evento “Escutar a escrita" e contará com a participação do projeto Escrita em Artes com a apresentação coletiva intitulada ESPERANDO PELA GRAVIDADE.
Onde será? Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeiras, Centro de Artes, Prédio Multimeios (BOB), Estúdio do Curso de Música, ao entrar no prédio, segunda porta à esquerda.
O evento começará às 19h, pontualmente. Será permitida a entrada apenas entre o fim de cada apresentação.
Previsão de duração: 1h.
Recomendação: caso você tenha sensibilidade auditiva com relação a sons em alto volume e/ou altas frequências, estarão reservados na área técnica do estúdio cinco assentos para que o concerto possa ser ouvido com volume mais baixo. Para tanto, caso possível, inscreva-se aqui:
https://forms.gle/3YMeGrtMoUVGvwN9A
Sigam no Instagram:
@noites_experimentais
Acessem:
https://escritaemartes.wordpress.com/
Repertório:
Para essa noite de dia das bruxas, sexta, dia 31 de outubro de 2025 o grupo preparou uma apresentação coletiva intitulada ESPERANDO PELA GRAVIDADE, tendo a escrita e leitura como norteadoras de uma experiência performática e multimídia.
Agregando 18 artistas, entre estudantes, professores e egressos, o trabalho coletivo investiga outras formas e gestos de leitura-escrita, com atenção aos modos como as palavras ganham corpos e como os corpos atravessam as palavras, às vozes que lêem, às relações com o desenho, com sonoridades e imagens de vídeo. A apresentação ainda conta com a parceira do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS).
Ficha técnica:
coordenação escrita em artes: aline dias e diego rayck
coordenação NEx / GEXS: Marcus Neves
artistas: Adélia Barros, Alice Menandro, Aline Dias, Bárbara Thomaz, Diego Rayck, Isabela de Campos, Jéssica Sampaio, Jo Araujo, Julia Caus, Letícia Marinato, Piêtra Araújo, Raabe Bastos, Yurie Yaginuma, GEXS (Marcus Neves, Matheus Rafael, Benjamin Villa Real, Luci Fernandes, Hallison Tito).
Parceria com os projetos de pesquisa Orquestra de desenho e Ofício febril
Apoio e agradecimentos: Herbert Baioco (montagem dos microfones de contato das caixas de som de desenho), Matheus Rafael (técnico de som), Anna Luisa Golino (fotografia) e Iolanda Calado (registro videográfico).
Sobre o escutar a escrita:
O 1o “escutar a escrita” foi um seminário presencial em 2019 organizado por, com e para estudantes de graduação partilharem suas pesquisas. A 2a edição, em 2021, durante a pandemia, foi configurada como um álbum sonoro, propondo uma escuta mais introspectiva de relatos de pesquisa. A 3a edição, em 2023, foi um encontro online aproximando art
istas e pesquisadores de Vitória, Porto Alegre, Florianópolis e Portugal. Os textos lidos-ouvidos durante o evento foram publicados no e-book Escutar a escrita, que pode ser acessado gratuitamente aqui: https://escritaemartes.wordpress.com/2024/12/05/e-book-escutar-a-escrita/
Nesta 4a edição, substituimos o plano de mais um seminário por uma apresentação artística no desejo de reivindicar a presença intransferível dos corpos de lêem, escrevem, estudam, falam, escutam, filmam, desenham: tanto os nossos, que compomos juntas e ensaiamos semanalmente na UFES durante os últimos meses, quanto os corpos das pessoas que vem escutar nossas escritas na próxima sexta.
