Cronograma e Conteúdo Programático do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Edital 146, de 23 de setembro de 2021

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL 146, 23 de setembro de 2021

De 8 a 11 de novembro de 2021

8 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA

MANHÃ

O ponto da prova didática será sorteado às 8h.

O sorteio acontecerá em ambiente virtual cujo link de acesso será previamente informado. O não comparecimento ao sorteio implica na desclassificação do/a candidato/a.

A partir do sorteio, os candidatos terão 24h para elaborarem suas provas didáticas, com duração de até 20 minutos.

As provas deverão ser entregues em um arquivo de vídeo através de qualquer plataforma de compartilhamento de dados como Google Drive, Dropbox ou outras. Não serão aceitas provas no YouTube.

É importante salientar que eventuais problemas de acesso e falhas de upload ou download, ou eventuais atrasos no envio dos arquivos pelas plataformas não são de responsabilidade da banca e não serão levados em consideração caso os arquivos não sejam recebidos dentro do prazo previsto.

9 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA

MANHÃ

24h após o momento do sorteio (ou seja, aproximadamente às 8h), encerra-se o prazo limite para o envio das provas didáticas. O horário exato será conhecido apenas no momento do sorteio. Num exemplo hipotético, caso o sorteio aconteça na segunda-feira, às 8h09, o prazo limite será até as 8h09 da terça-feira. Caso aconteça na segunda-feira, às 8h21, o prazo limite será até as 8h21 da terça-feira.

10 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA

TARDE

11 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA

TARDE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PONTOS

Direção de fotografia e câmera para meios audiovisuais: iluminação e cor, planos, enquadramento e composição, movimentos de câmera e lentes, maquinarias de suporte e movimento.

Formação de imagens: equipamentos de captação de imagens, objetivas fixas e zoom; distância focal e diafragma e outros equipamentos.

A luz no cinema e no audiovisual: tipos de luz e sombra, quantidade e qualidade de luz, direção da luz.

Esquema básico de três pontos: equipamentos de iluminação; exposição; latitude; temperatura de cor; filtros; chroma-key.

Linguagem audiovisual: princípios de linguagem cinematográfica na concepção da direção de fotografia e na edição / montagem de um filme.

Teorias da montagem: montagem paralela e alternada; montagem de atrações e de correspondências, montagem intelectual.

Padrões de representação através da montagem: as escolas clássica e moderna, a vanguarda e o contemporâneo.

Pós-produção, tratamentos da imagem e narrativa: ritmo e transições, elipses e dilatações do tempo, decupagem e plano-sequência.

Efeitos ópticos, efeitos visuais e motion design no audiovisual contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA

AMIEL, Vincent. Estética da montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.

BORDWELL, David. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. Vol. II. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. pp. 277-301.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987.

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1994.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo: Senac, 1999.

MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Senac, 2002.

Professor Fabio Diaz Camarneiro (Presidente)

Alexandre Curtiss Alvarenga

Pedro Silva Marra