Estudantes de Design e Publicidade e Propaganda são premiados no Festival Colibri 2021

Alexandre Volponi Gadioli e Maria Clara Machado

Os trabalhos de quatro estudantes do Centro de Artes receberam na última quinta-feira (07) premiações de ouro, prata e bronze na edição 2021 do Festival Colibri, evento que há 34 anos reconhece o trabalho de profissionais e empresas que fazem parte da publicidade e da indústria da comunicação capixaba.

Os discentes do 8º período de Design Alexandre Volponi Gadioli e Maria Clara Machado receberam o Troféu Colibri de ouro, com orientação do professor do Departamento de Desenho Industrial Mauro Pinheiro Rodrigues. Já o Colibri de bronze foi para os estudantes do 5º período de Publicidade e Propaganda Pedro Marinho e Lara Santana, orientados pela professora do Departamento de Comunicação Social Flávia Mayer.

Alexandre também recebeu o Troféu Colibri de prata junto com a estudante de Publicidade e Propaganda da Faesa Juliana Ramaldes, orientados pelo professor Gustavo Coutinho, coordenador do laboratório de comunicação da faculdade.

Para concorrer ao Prêmio Estudante Colibri cada dupla precisou desenvolver, sob a orientação de um professor, uma campanha publicitária com proposta gráfica de pôster, roteiro para spot de rádio e projeto de atuação nos meios digitais. As peças deveriam divulgar o Festival Colibri e incentivar a participação estudantil, atendendo ao tema É pra todo mundo. Poderiam concorrer discentes dos cursos de Publicidade e propaganda, Comunicação Social, Design de Produto, Design e Desenho Industrial do Espírito Santo. A premiação é promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo.

A professora Flávia Mayer lembra que esta é a terceira edição do Colibri com uma categoria premiando estudantes e a Ufes esteve representada em todas as ocasiões. “No Colibri 2019 o primeiro lugar foi dos estudantes Lara Santana e Pedro Marinho, e o segundo também foi com trabalhos da Ufes, com Julia Ribeiro e Henrique Delfino. Em 2020 também ficaram em primeiro lugar Lara Santana e Pedro Marinho, e em segundo lugar o Henrique Delfino, que já tinha levado na edição anterior, com a estudante Stephanie Vieira. Temos um histórico muito importante dos estudantes da nossa universidade conquistando essa premiação”.

O professor Mauro Pinheiro Rodrigues pontua a qualidade do trabalho apresentado. “É sempre muito gratificante quando nossos alunos têm a qualidade do seu trabalho reconhecida. A Maria Clara e o Alexandre foram meus alunos neste semestre pela primeira vez. Eles me procuraram com o trabalho praticamente pronto. São ótimos alunos, e começam a carreira já com uma validação dessas. Estão de parabéns”.

Campanhas desenvolvidas

Nesta edição foram inscritos 19 trabalhos na categoria estudantes, dos quais oito foram selecionados. Dentre as propostas selecionadas, todas envolviam estudantes da Ufes, sendo duas duplas compostas por discentes da Ufes e da Faesa.

Sensações universais, momentos únicos. A proposta que levou o ouro foi concebida a partir dos sentimentos dos próprios estudantes em participar da premiação. “A nossa campanha já fala tudo, foi todo aquele sentimento de frio na barriga, coração acelerado e, quando ganhamos, a melhor sensação do mundo. Levar esse prêmio com o nome da Ufes é muito bom”, comemora Maria Clara, que concorreu pela primeira vez ao Colibri.

“Nossas peças brincavam com esses sentimentos/sensações que a maioria das pessoas tem quando se veem frente a um desafio ou esperando o resultado de um concurso, mas que são um sinal para coisas boas que estão chegando, no caso, ser premiado pelo Colibri”, explica Alexandre.

Com a campanha Você é a estrela, a dupla vencedora do Troféu bronze trouxe o cinema para o ambiente  universitário, instigando a participação estudantil no Colibri a partir  dos filmes. “Nós pegamos vários filmes que são famosos para essa faixa etária de quem está na faculdade, pegamos várias cenas e colocamos o estudante como sendo a estrela desses filmes, mostrando que no filme do Colibri ele é a estrela”, esclarece Lara.

“Desde o início da conversa a gente sempre pensou em retratar a sensação que era ganhar o prêmio nessa categoria. Conversando, a gente chegou na seguinte frase ‘sabe quando o Homem-Aranha é convidado pelo Tony Stark pra fazer parte dos Vingadores? É essa a sensação’. A gente se aprofundou no universo de vários filmes buscando mais referências para retratar essa sensação, e chegamos assim nas peças com referências de Meninas Malvadas, Harry Potter e Vingadores”, diz Pedro.

Veja as campanhas vencedoras no final desta página.

O papel da universidade

Os estudantes do Design estão finalizando as graduações e já atuam no mercado de trabalho. Nesse sentido, Alexandre sinaliza o estímulo promovido pelos docentes. “Sempre fui incentivado por professores a participar de concursos e tudo que puder enquanto estivesse na universidade”. Maria Clara ressalta a vivência no campus como fator importante em sua formação. “Viver a Ufes era ir para lá de manhã e sair à noite e não cansar, porque essas pessoas que estavam comigo faziam o dia ser uma coisa animadora e muito elétrica. Muita gente diferente, muitos talentos diferentes que a gente passa a conhecer e entender quando está lá. Era muito carinho e energia boa, isso pra mim era ser estudante da Ufes”.

Pedro e Lara dividem troféus e o orgulho pela Ufes. “A gente fica muito feliz de ver a galera se empenhando e participando, principalmente o pessoal da Ufes, acreditamos que é muito importante levar o nome da nossa universidade para o mundo e ainda mostrar os talentos. Para mim estudar na Ufes é uma oportunidade enorme. Ter o privilégio de aprender com professores tão capacitados e que fazem a diferença na vida dos alunos é indescritível”, avalia Pedro.

 “Sou muito grata por fazer parte da Ufes, é uma instituição que sem dúvida alguma nos incentiva muito a ser proativo em relação ao nosso futuro, a ir atrás do conhecimento. Eu fico muito feliz por ter tido a professora Flávia, que logo no 2º período nos incentivou muito a participar do Prêmio Colibri. É uma honra ter professores que nos incentivam, porque com certeza por conta desse prêmio eu cresci muito em pensar de forma criativa”, destaca Lara.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910