Estudantes de Publicidade e Propaganda vencem Prêmio Colibri pelo segundo ano consecutivo

Duas duplas de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes saíram vitoriosas na noite desta quinta-feira, 12, da edição 2020 do Festival Colibri, principal premiação de Publicidade do Espírito Santo, que, há 33 anos, consagra profissionais, empresas e estudantes que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação estadual. Já a Ufes foi eleita a melhor instituição de ensino superior pelo voto popular, repetindo o reconhecimento conquistado em 2019.

Lara Santana e Pedro Henrique Marinho tornaram-se bicampeões ao levar, pelo segundo ano consecutivo, o Troféu Colibri de ouro. Já Stephanie Vieira e Henrique Delfino ficaram em segundo lugar, levando o Colibri de prata (veja as campanhas desenvolvidas pelos universitários nos arquivos anexados abaixo).

Este é o segundo ano em que o Festival Colibri abre uma categoria específica para estudantes. A proposta da edição 2020, intitulada É tudo nosso, era fazer os participantes pensarem campanhas que enaltecessem e reforçassem o orgulho do povo capixaba que, segundo o Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (realizador do festival), passou anos sentindo-se “órfão de uma cultura genuinamente capixaba, que valorizasse o que foi e é feito no estado, reconhecendo mais o que ‘vem de fora’”.

Tendo em vista o briefing da campanha, os participantes deveriam desenvolver uma peça cartaz, um spot de rádio e um projeto de atuação para as mídias digitais.

As duas equipes da Ufes tiveram orientação da professora do Departamento de Comunicação Social Flávia Mayer. “Ela estava sempre disponível pelo WhatsApp, nos apoiando desde o ano passado. Sem ela, nossa vitória não seria possível”, enfatiza Marinho. “Somos muito gratos à professora Flávia por nos incentivar a sempre dar nosso melhor nos trabalhos, a tentar sempre ‘sair da caixa’”, diz Delfino.

Campanhas

Para levar o primeiro lugar, a dupla Lara e Pedro Henrique (ambos do terceiro período) criou a campanha Espírito Santo: o estado que encanta, fazendo paródias de letras de funk.

“Acredito que seja uma campanha que enaltece o Espírito Santo, contagiando e despertando o povo local para todas as belezas que o estado possui. Queríamos que fosse algo bem alegre e que realmente animasse o povo. Por isso, nada melhor que trazer o funk”, explica Lara Santana. Para Marinho, a palavra que traduz a campanha vencedora é jovialidade: “A gente se aproximou demais do público-alvo por meio das artes e da redação”.

A dupla Stephanie e Henrique ficou em segundo lugar com a campanha Se você não ama o Espírito Santo, não leia esse anúncio, cuja ideia era instigar a curiosidade no público. “O texto era descontraído e, ao mesmo tempo, tinha o objetivo de passar os motivos pelos quais o nosso estado é maravilhoso. Eu e a Stephanie somos muito fãs do Espírito santo, então foi fácil defender o estado na campanha”, brinca Delfino, estudante do quinto período que, em 2019, também levou a prata no Festival Colibri, em dupla com Júlia Ribeiro.

De acordo com Stephanie Vieira, estudante do terceiro período, a ideia criativa do trabalho teve como base brincar com os recursos de ironia, incômodo e provocação com o público, convidando o leitor a questionar o próprio olhar sobre o estado. “Para que captássemos a atenção das pessoas em meio a uma realidade moderna, repleta de distrações e anúncios por toda a parte, escolhemos dialogar de forma impactante, a fim de não só captar a atenção, mas também promover uma maior internalização da mensagem”, analisa a aluna, deixando o questionamento: “Será que, cotidianamente, você busca perceber os diversos motivos para amar o Espírito Santo?”.

Reconhecimento

Flávia Mayer destaca a importância da premiação para a Ufes e para o currículo dos estudantes. “Ao longo da história do Colibri, muitos dos premiados se formaram na nossa Universidade”, lembra ela, que detém 15 prêmios do Festival, entre ouro, prata e bronze, conquistados entre 1999 e 2002. “Isso evidencia a importância da formação sólida que tive durante a graduação na Ufes”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Cláudio Rabelo, é muito satisfatório o fato de a Ufes ser, novamente, reconhecida pela sociedade como a principal formadora de talentos para um ecossistema que envolve criatividade, negócios e inovação.

“Extraordinário também foi o desempenho dos nossos estudantes, premiados em duplas com os Colibris de ouro e prata na categoria estudantil. Isso prova que a universidade pública, gratuita e de qualidade continua sendo um importante e fundamental ponto de intercessão com o mercado, mesmo diante das políticas públicas e discursos circulantes baseados no sucateamento das instituições públicas de ensino e na demonização da cátedra”, comemora.

Lara Santana lembra que, ao entrar na Ufes, jamais pensou que ganharia prêmios de tanto prestígio logo nas etapas iniciais do curso: “É muito bom poder representar a nossa Universidade em um evento como esse. Ter o trabalho reconhecido por pessoas que são referência para mim é muito bom. Fico extremamente grata!”

Por sua vez, Stephanie Vieira diz que concursos com categoria estudantil são especiais devido à possibilidade de incluir a bagagem pessoal e o aprendizado acadêmico de maneira livre: “Para mim, o prêmio é como se fosse uma resposta: ‘olha, vocês estão seguindo por um bom caminho, um caminho certo’. É um feedback. A sensação que vem, ao levar o prêmio, é boa demais, a gente sente que as possibilidades de descobertas são infinitas”.

Texto: Adriana Damasceno